Por Fernando Casagrandi

Contar nossa experiência de 20 dias na terra da rainha não é tarefa fácil. Em um único post, seria impossível! Então vamos dividir essa jornada em algumas partes! Tudo começou em Londres, capital do reino.

London, como a chamam os ingleses, é uma cidade incrível, multicultural e que respira história e modernidade em um mesmo espaço. Chegamos lá em uma segunda-feira e ficamos até o sábado. Eu, Fernando, já havia estado lá outras duas vezes, mas era o debute da Joss na cidade.

 

O Hotel

Ficamos hospedados no Ibis London Blackfriars (http://bit.ly/2qSy9Vr) no centro de Londres, a apenas 100 metros da estação Southwark do metrô. E aqui vai a primeira dica: ficar hospedado ao lado do metrô foi incrível e permitiu que nos locomovêssemos com muita facilidade durante todos os dias. Além disso, a localização era estratégica, próxima de atrações importantes da cidade.

No melhor estilo Ibis, o hotel não tem luxo, mas é confortável e funcional. Foi o melhor custo-benefício que encontramos. O quarto não era muito grande, mas era o que a gente precisava, com uma cama confortável e um banheiro agradável. Optamos pelo café da manhã no próprio hotel. Apesar de não ser muito barato (£10), achamos que pelos que eles ofereciam valia a pena gastar um pouco mais para economizar no almoço e poder caprichar no jantar (alimentação é muito cara na Inglaterra e, se não tomar cuidado, acaba gastando uma fortuna). O restaurante no hotel era muito gostosinho e tinha boas opções por um preço razoável, então decidimos jantar lá em duas noites em que estávamos cansados demais para sair. Não nos arrependemos.

Atrações

É impossível esgotar a cidade de Londres em 4 ou 5 dias. Nossa dica então é primeiro se perguntar do que você mais gosta e que tipo de atração você gostaria de conhecer. Locais históricos? Compras? Museus? Circuito gastronômico? É claro que dá pra fazer de tudo um pouco, e foi o que fizemos, mas se você tiver uma preferência definida, vai te ajudar muito, até porque as atrações são caras quando convertamos as libras em reais, então isso vai te ajudar a salvar algum dinheiro também.

Definidas nossas prioridades, tentamos estabelecer a melhor logística para conhecer o máximo de lugares, nos deslocando o menos possível. Pegamos no hotel um grande mapa com as principais atrações na cidade e o dividimos (mais ou menos) em quatro, procurando cobrir um quadrante por dia. Fazer isso permitiu que a gente usasse menos o metrô e, assim, pudesse andar bastante e descobrir dezenas de lugares escondidos no caminho, cafés deliciosos, paisagens lindas, lojinhas de souvenirs.

Entre uma atração e outra, sempre fazíamos pausas em cafés, muito presentes na cidade, e parques. Mas vamos ao que interessa! Listamos as atrações que conhecemos e aprovamos nos cinco dias em que estivemos lá!

Passeios clássicos e lugares históricos

É muita coisa!! Mas veja nossa lista dos lugares que visitamos e aprovamos! Não vai faltar o que fazer!

1 – Palácio de Westminster

2 – Palácio de Buckingham

3 – London Eye

4 – Torre de Londres

5 – Abadia de Westminster

6 – Tower Bridge

7 – Trafalgar Square

8 – St. Paul’s Cathedral

9 – Piccadilly Circus

10 – Millennium Bridge

11 – Churchill War Rooms

12 – Royal Albert Hall

13 – Shakespeare’s Globe

14 – Leicester Square

15 – Tâmisa River Cruise

16 – HSM Belfast

 Parques

Uma curiosidade é que, segundo a ONU, Londres pode ser considerada uma floresta! Isso mesmo, a cidade possui 8.4 milhões de árvores, quase uma para cada habitante. Então, claro que não pudemos conhecer todos, mas seguem os três testados e aprovados!

1-    Kensington Gardens

2-    Hyde Park

3-    St James’s Park

Compras

Londres é uma megalópole e recebe milhões de turistas. Logo, lugares para comprar é o que não falta! E há tudo para todos os gostos e bolsos. Grandes centros de compra, lojas de rua, barraquinhas e uma infinidade de variedades. Conhecemos alguns deles e indicamos os que valem a pena conhecer.

1-    Oxford Street

2-    Covent Garden

3-    Portobello Road

4-    Harrods

Museus

Londres é uma cidade culturalmente riquíssima e, portanto, há dezenas, se não centenas de museus, de todos os tipos, sobre todos os assuntos e para todos os gostos. Além disso, muito locais históricos são verdadeiros museus a céu aberto, mas aqui vamos nos concentrar naqueles museus nos moldes tradicionais que estamos acostumados. Como não era uma prioridade nossa, e não dá tempo de fazer tudo, não fomos a muito deles, mas fica a dica para os que visitamos e gostamos!

1-    National Gallery

2-    The Crown Jewels

3-    Sherlock Holmes Museum

4-    Natural History Museum