Por Fernando Casagrandi

A Inglaterra nos reserva surpresas que vão muito além da incrível Londres. Uma delas fica a apenas 160 km da capital inglesa e respira romantismo e poesia. E não é a toa. A cidade Stratford-upon-Avon está mergulhada na memória de seu morador mais famoso: o dramaturgo, ator e poeta William Shakespeare. Reservamos dois dias de nossa viagem à terra da rainha para conhecer esse lugar sensacional e a experiência não poderia ter sido melhor, começando pelo hotel.

Nas duas vezes anteriores em que estive na cidade, sempre sonhei me hospedar no Mercure Shakespeare, um lindo hotel 4 estrelas situado no coração de Stratford e instalado em uma edificação de 1600! Isso mesmo! Quando o prédio que abriga o hotel foi construído, o Brasil ainda era um jovem de 100 anos apenas. O hotel oferece 78 quartos nomeados individualmente, incluindo quartos de casal, de solteiro e suítes júnior, com camas de 4 colunas ou king-size, todos muito confortáveis.

Stratford fica à beira do rio Avon (daí o nome, “Stratford à beira do Avon”), e as lojas de marcas famosas se misturam a construções que datam do século 16 e que sobrevivem ainda hoje como hotéis, pubs e museus. Dois dias são mais que suficiente para conhecer o lugar.

É obrigatório começar seu passeio pela casa onde nasceu William Shakespeare, localizada no centro da cidade. A casa é ambientada com móveis, utensílios e até mesmo personagens que explicam como era a vida naquela época. Em frente da casa há uma loja incrível de artigos para o Natal! Recomendamos uma visita rápida.

Também vale a pena conhecer o New Place, onde Shakespeare passou seus últimos dias. Se tiver tempo, também vá até a casa onde viveu Anne Hathaway, esposa de Shakespeare. A companhia de teatro que leva o nome do poeta também traz sensações interessantes. Pare para tomar um chocolate quente na cafeteria deles. Você não vai se arrepender!

Outra parada obrigatória é a Holy Trinity Church, ou igreja da Santíssima Trindade. Lá você poderá visitar o túmulo de William Shakespeare, de sua esposa e de parte de sua família, todos enterrados no altar da igreja. A própria igreja em si também é muito bonita e vale a visita.

Faça também um tour pelo rio Avon de barco. Os passeios partem de 40 em 40 minutos e custam apenas 4 libras. Dá para ver praticamente toda a cidade, incluindo belíssimas casa, entre as quais está a do ator Daniel Craig, que interpreta o espião James Bond nos cinemas.

Comer e beber em Stratford-upon-Avon também é uma alegria a parte. Foi lá que conhecemos o pub mais antigo da cidade, The Garrick Inn. A estrutura original do século XVI e típica da época em que Shakespeare vivia na cidade, abriga um ambiente aconchegante, coberto em veludos verde-musgo e mobília em madeira escura.

Para almoçar, há vários cafés e restaurantes deliciosos no centro da cidade e também à beira do rio. O jantar nos indicamos que você faça uma reserva no restaurante New York Italian, do famoso chef Marco Pierre White.  O restaurante fica dentro do Mercure Shakespeare.

Enfim, é um lugar imperdível. Espero que gostem e contem para gente o que acharam.