Oxford não é só a terra da mais famosa universidade do mundo! É também uma cidade linda, com ótimos cafés, restaurantes, centro de compras, jardins muito bonitos e diversos locais históricos. É também a cidade que inspirou diversas passagens da série Harry Potter, como o grande salão de Hogwarts, inspirado no salão do Christ Church College, um das faculdades da Universidade de Oxford. Quantos outros filmes também já não se inspiraram e/ou filmaram na cidade.

1043864_10201432089021534_892933214_n
Christ Church College_ Foto Arquivo Pessoal

Se puder passar dois dias por lá, ótimo. Se não, um dia é o suficiente para você se impressionar e curtir o que há de melhor. Oxford fica a apenas 95 km de Londres.  A melhor opção é ir de trem. Partindo da estação de Paddington, leva apenas uma hora de viagem. Como estávamos saindo de outra cidade, fomos de ônibus, lá em cima no segundo andar. Passamos por lugares muito bonitos e valeu a experiência.

Começamos nossa jornada escalando algumas centenas de degraus para chegar ao topo da Carfax Tower, construção do século 12 e torre priginal da já demolida City Church of Oxford. Ofegantes, chegamos ao topo para experimentar uma vista panorâmica impressionante de toda a cidade. Muito legal e perfeita para boas fotos. De lá dá para ver a maior parte das faculdades que compõe a universidade, além da mais famosa e maior biblioteca do mundo, a Bodleiam, fundada em 1320 e conhecida por seu maravilhoso teto gótico abobadado.

IMG_20170415_120510468_HDR
Carfax Tower_Arquivo Pessoal

Com fome, depois da viagem de ônibus e da cansativa escadaria da Carfax Tower, fomos direto para o Fernando’s Café, que fica bem no centro da cidade e ao lado da torre que tínhamos acabado de visitar. Como o nome já dá a dica, o restaurante é brasileiro e tem um arroz e feijão muito gostoso com guaraná Antártica. Imperdível principalmente para quem já estiver há um tempo fora do Brasil e com saudade daquela comidinha caseira.

Depois do almoço, perambulamos a pé durante toda a tarde, conhecendo a maioria das faculdades, quem têm jardins lindos e ficam em prédios incríveis, a maioria deles com pelo menos 500 anos de história. Destaque para a Christ Churc College, que abriga o grande salão inspiração para Hogwarts, em Harry Potter. No local, há uma lojinhas com muitos produtos do bruxinho e sua turma. Vale a pena tentar visitar também as faculdades All Souls, Magdalen, Merton, Lincoln e Corpus Christi, assim como a Biblioteca de Bodleiam.

12189091_10208512086737052_6220472036402609792_n
Fernando’s Cafe_Arquivo Pessoal

Outras boas opções de passeio são o University Park, o Botanic Garden. Dá ainda pra relaxar ao longo do rio Tâmisa. Se tiver tempo e coragem, também dá para alugar um barquinho e remar pelo rio. Outra boa pedida é a Christchurch Cathedral, uma belíssima catedral construída em 1525. Como uma boa cidade universitária, não faltam opções de bares e pubs para se divertir.

Terminamos o dia com o tradicional chá das cinco no tradicionalíssimo The Grand Café, aberto desde 1650 no mesmo local. Na verdade já eram sete! E eu escolhi café, enquanto a Joss ficou com o chá mesmo. O lugar já é incrível pela sua arquitetura, prataria e talheres, mas a comida e bebida também não deixam a desejar. Enquanto aprecia sua bebida quente, peça os tradicionais scones ingleses, famosos bolinhos/paezinhos (difícil definir) acompanhados de geleia e Clotted cream.

Cidade imperdível. Não deixem de visitar quando foram para a Inglaterra. Já estive lá três vezes e sempre quero voltar!