Esta semana fomos na festa de lançamento do livro ‘Tapioca: História e Receitas’, da chef Morena Leite, no restaurante Capim Santo, em São Paulo. Esse é o 8º livro de Morena. Além disso, era aniversário dela também, o que deixou a festa ainda mais linda. Para quem não a conhece, Morena Leite cresceu no Quadrado de Trancoso e, desde pequena, esteve em meio às panelas do Capim Santo.  Seus pais, Fernando Leite e Sandra Marques, chegaram à Bahia à procura de um estilo de vida mais natural e encontraram na culinária a possibilidade de reunir em torno da mesa a família e os amigos.

Em 1999, a Chef inaugurou sua filial paulistana do Restaurante Capim Santo. Atualmente Morena comanda a Escola de Cozinha Sabores e Saberes (link), idealizada em parceria com a Electrolux e Le Creuset. Entre as muitas realizações da chef, uma das mais recente é a inauguração de uma nova unidade do Restaurante Santinho, dentro do Museu da Casa Brasileira. Ela lançou também seu canal do YouTube, o Mistura Morena (link).

Havia várias receitas da chef em forma de comidinhas de degustação na festa e café Orfeu para fechar a noite. Fizemos vários cliques e experimentamos tudo para contar depois.

Aligot de Tapioca com Ragu de Pato – Foi a primeira vez que comi esse prato e gostei. Achei diferente. A textura do Aligot era parecida com uma polenta bem molinha, quase uma goma. O pato desfiado estava bem saboroso e molhado.

IMG_0875
Foto Arquivo Pessoal

Mil Folhas de Tapioca de Beterraba com Moqueca de Caranguejo – Esse me surpreendeu, nunca tinha experimentado. A moqueca estava bem saborosa e combinou com a tapioca. Degustei junto com uma caipirinha de saque Azuma Kirin de frutas vermelhas.

IMG_0877

No final, tínhamos café Orfeu para saborear em uma linda mesa! Uma graça.

Ficou com água na boca e quer aprender mais sobre tapioca e preparar essas delicias acima? Então bora prestigiar a chef Morena Leite e comprar seu livro (clique aqui).

Sinopse livro:

Tapioca: é a nossa pérola branca, nossa joia brasileira, extraída da goma da nossa grande raiz, a mandioca! A farinha de tapioca é tão versátil que me inspirou a criar diferentes receitas. Além do nosso tradicional crepe de tapioca, também podemos utilizá-la como sagu, em pratos doces e salgados. Existe também a tapioca granulada, com a qual podemos fazer uma grande gama de receitas incríveis. Esse tipo de farinha granulada traz textura para o prato, absorvendo o sabor e as cores dos outros ingredientes que são somados a ela! Para mim, a nossa tapioca é uma iguaria que reflete muito bem a frase que me inspira todos os dias em minhas criações e que carrego na vida: “O auge da sofisticação é a simplicidade!” – Chef Morena Leite