A pizza, ícone da gastronomia paulistana, ganha no mês de julho não apenas um dia de festa, comemorado no mundo todo no dia 10 de julho, mas um festival inteiramente dedicado a ela, o Off Redondas. O 1º festival de pizzas orgânicas de São Paulo começou hoje dia 09 e vai até o 23 de julho, em 23 endereços badalados da cidade, como 1900, A Pizza da Mooca, Bari, Carlos Pizza, Castelões, Cristal Pizza Bar, Graça di Napolli, Maremonti, Margherita, Mercearia do Conde, Moraes, Piola, Speranza e Vica Pota, que oferecerão, sempre no jantar, sabores exclusivos ao preço fixo de R$ 49 (brotinho, 04 pedaços) e R$ 79 (normal, 08 pedaços). Com o objetivo de aliar sabor e saúde, cada pizza do festival terá 50% dos ingredientes de origem orgânica, proveniência agroecológica ou de pequenos produtores.

unnamed
A criação da pizzaria Cristal, localizada no Jardim Paulistano, é a pizza Positano, que tem a massa preparada com farinha orgânica, mozarela orgânica, rúcula orgânica e tomate orgânico picado. Crédito das fotos: Luís Simione.

A premiada Graça di Napolli (eleita melhor pizzaria da cidade pelo júri da Comer e Beber, da revista Veja São Paulo, em 2014, e melhor do Brasil pela revista Gula, em 2015), de Santana, é uma das participantes do Off Redondas. O restaurateur Tony Martin (dono dos restaurantes QPankeka, Dona Carmela, Chip’s BurgerFrozen Berry  e Graça di Napolli) apresenta novidades como a levíssima Cacio e Pepe, uma versão de pizza sem molho. Com massa de fermentação longa e natural, de grãos especiais italianos, crocante e de bordas aeradas, a cobertura traz um mix queijo de cabra orgânico, pecorino fiore e pimenta-do-reino. Outra opção é a Capri Naturale, que reúne molho caseiro de tomate italiano, creme de ricota do chef, abobrinha orgânica e lascas de queijo de cabra orgânico. A ricota tem baixíssimo teor de gordura em comparação aos queijos tradicionais e traz diversos benefícios para a saúde, pois é rica em cálcio, magnésio e potássio.  A casa, que tem carta de azeites assinada por Marcelo Scofano, provador internacional formado em elaiotecnia pelo Instituto de Formación y Investigación Agraria y Pesquera, de Andaluzia (Espanha), ecochef do Instituto Maniva e colaborador do livro Um Fio de Azeite (Ed. Senac), traz opções de azeites orgânicos para harmonizar com os sabores do festival.

unnamed (1)
A pizzaria Graça di Napolli, em Santana, preparou para o festival a Margherita Artigianale que leva molho pomodoro italiano, queijo artesanal tropeiro da serra do Salitre, manjericão orgânico e tomatinho orgânico. Crédito da foto: Luís Simione

Já na tradicional Mercearia do Conde, que acaba de completar 25 anos, um dos poucos restaurantes da cidade que abrem para o jantar aos domingos, apesar do cardápio variado e de diferentes sotaques, a pizza sempre fez sucesso. Para o festival, a colorida casa, do Jardim Paulistano, apresentará a Pizza do Conde, numa versão 100% orgânica: massa com farinha integral e orgânica, legumes grelhados da estação, vindos de pequenos produtores, como abobrinha e berinjela, queijo de cabra orgânico e manjericão orgânico.

No festival, dá para comer uma ou mais redondas sem culpa. Alimentos orgânicos fazem bem à saúde por serem mais completos nutricionalmente, mais saborosos e ricos em minerais como ferro, selênio e potássio do que os convencionais. Para ser orgânico, o produto não pode ter recebido adubo químico, agrotóxico, hormônio, antibiótico, insumo geneticamente modificado, radiação ou qualquer aditivo sintético. Queijos e embutidos do festival podem ser artesanais, provenientes de pequenos produtores, o que fomenta a produção de famílias de diferentes regiões do país. O uso de ingredientes locais ? como temperos, legumes e frutas ? contribuem para a permanência de agricultores e produtores em suas terras, que preservam e cuidam diariamente da biodiversidade brasileira.

A 1ª edição do Off Redondas conta com o patrocínio da Mirella, farinha orgânica nacional, que será utilizada na massa e em outros itens em várias das casas participantes, e com o apoio de Terra Frutas, Direto da Serra, Associação de Agricultura Orgânica (AAO), Feira Biodinâmica, Fazenda Tamanduá, Unibes Cultural e o apoio de mídia de Elemidia e Kallas. A produção dos orgânicos respeita princípios, como proteção da biodiversidade, condições dignas de trabalho e o manejo correto da água e do solo. Sabor sem veneno. Um motivo a mais para tudo acabar em pizza durante o festival.

Serviço:

Organic Food Fest (Off)

www.organicfoodfest.com.br

Tel. 11 97390-6888

Facebook: /organicfoodfest

Instagram: @organicfoodfest

Twitter: @organicoff