Na estação mais quente do ano, um procedimento estético bastante procurado é a depilação. Aliás, ela não é exclusiva das mulheres. Hoje, cada vez mais os homens querem se ver livre dos pelos e depilam diferentes partes do corpo, como tórax, barriga, costas e a barba, inclusive. “Embora seja uma prática adotada por muitas mulheres em todas as estações, existem os casos das pessoas que só procuram a depilação na primavera e no verão, e pela falta de costume, cometem erros prejudiciais à pele”, explica Vanessa Bittencourt, especialista em Depilação do Instituto Embelleze, que dá dicas importantes para o antes e o depois do procedimento.

Pré-depilação
De acordo com ela, o primeiro passo é escolher a técnica. Para a mais comum, com cera quente ou fria, o ideal é não hidratar a pele antes, já que o uso de óleo ou qualquer outro produto pode dificultar a retirada dos pelos por adormecê-los demais. Caso a pele esteja machucada, com rachaduras, manchas ou assaduras, deve-se evitar a depilação, pois a cera pode aumentar os ferimentos e o risco de inflamação. “Se a pele estiver sendo tratada com ácido é preciso suspender o uso por no mínimo sete dias antes da remoção dos pelos”, revela a especialista, ao comentar que os descoloridos são mais frágeis e propensos a quebrar durante a retirada. “Outro ponto fundamental é verificar se o profissional utiliza produtos descartáveis para a aplicação da cera, como luvas e pinças, e claro, a própria cera.”

Sugestões:

Loção Nivea Body Milk para Pele Extra-Seca 200ml

Granado Terrapeutics Ylang Ylang Suavizante – Óleo Hidratante Corporal 120ml 

Creme Hidratante Cetaphil Pele Extremamente Seca 453g 

Pós-depilação
Óleos e hidratantes também não são recomendados após a depilação, pois os poros ainda estão abertos e os produtos aplicados na pele podem irritá-la e até mesmo inflamá-la. Por falar em irritação, se a área depilada foi a axila, evitar desodorantes com álcool é fundamental. “Caso haja exposição ao Sol é preciso aplicar protetor solar para evitar queimaduras e manchas na pele, que pode estar lesionada após o procedimento. Entretanto, o indicado é que a pele depilada só seja exposta aos raios solares após 48 horas”, ressalta Vanessa, destacando também que é recomendado não usar roupas apetadas ou de tecidos pesado, como jeans, após a depilação. Segundo ela, quanto mais leve e confortável for a roupa, mais rápido os poros se fecharão. “Isso evita que a pele fique irritada, manchada ou com fungos. Além disso, para afastar o tão conhecido problema da foliculite, indicamos o uso de esfoliantes quando os pelos começarem a crescer, evitando que encravem.”